-->

quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Nova Iguaçu tem um novo Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente


Nova Iguaçu tem um novo Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Fernando Antônio Castro Bertolini.

O território de Nova Iguaçu, com 521,25 quilômetros quadrados, tem mais de um terço de sua área coberto por florestas — vegetação de mata atlântica. Os 67% de Área de Preservação Ambiental credenciaram o município a receber R$ 5,98 milhões do governo do Estado em ICMS Verde, por preservar o meio ambiente.

A cidade obteve o primeiro lugar na Baixada e o quarto lugar estadual na arrecadação do imposto ambiental que recompensa os municípios por desenvolverem ações de preservação à natureza. 

Dentro desta área estão contidas duas grandes áreas de preservação ambiental: Reserva Biológica do Tinguá, criada em 1989 e a APA(área de proteção ambiental) localizada na Serra de Madureira, também conhecida como Parque Municipal de Nova Iguaçu.

 A Reserva Biológica do Tinguá tem 26 mil hectares abrange seis municípios, sendo a maior parte dentro do município de Nova Iguaçu e está localizado entre a Zona Metropolitana e a Região Serrana do estado. Em 1997 a reserva foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e está incluída na reserva da biosfera da Mata Atlântica.

A reserva possui mata atlântica preservada, rios, cachoeiras, corredeiras, piscinas naturais e ruínas séculos XVIII e XIX. Pode-se usufruir das belezas naturais contidas dentro da reserva como: Caminhadas nas trilhas da mata (há guias disponíveis), banhos nas cachoeiras, tour histórico pelas ruínas, tour rural e cultural no entorno (Estrada Real do Comércio, Estação Ferroviária de Tinguá, Fazenda São Bernardino, Igreja de Nossa Senhora da Piedade do Iguassú e porto da Vila de Iguaçu).

 O Parque Municipal de Nova Iguaçu tem 1.110 hectares, localizados no Maciço do Gericinó, entre as Serras de Madureira e do Mendanha. Dentro deste parque há uma cratera de vulcão extinto, considerado um dos mais bem preservados vestígios de cratera no Brasil. Por esse vulcão dá se inicio a uma trilha. O Parque foi fundado em 1998 e preserva fauna e flora variados. Nele reside trilhas, lagos naturais, mirantes com belas vistas, a cachoeira Véu da Noiva e o Rio da Cachoeira, um dos mais considerados da região. E o casarão destinado ao Centro de Visitantes o qual foi sede da fazenda no século XIX e é considerado o prédio mais antigo da Baixada Fluminense, ainda de pé.

Urbanismo e Habitação grandes desafios

Planejar, monitorar e controlar o uso e a ocupação do solo urbano, além de apontar diretrizes do planejamento, acompanhamento e controle da política urbana da cidade são missões de uma Política de Urbanismo. Na Habitação a tarefa será garantir o acesso à moradia legal e à infraestrutura urbana à população de baixa renda como direito social básico, tendo como foco a inclusão social e o respeito ao meio ambiente, num processo integrado de planejamento urbano, com a participação da sociedade.

0 comentários :

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter RSS
Google+