Por uma Cidade de Leitores.
O Vereador do Partido dos Trabalhadores de Nova Iguaçu, Carlos Ferreira, Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal abre as portas da Casa para na próxima quinta-feira, dia 04/07 às 14h realizar audiência pública sobre o Plano Municipal do Livro e Leitura.
Os organizadores agora desejam ampliar o Plano, incluindo também as Bibliotecas.
Histórico.
O Plano é uma orientação do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura em Nova Iguaçu, onde a Presidenta Dilma assinou o Decreto instituído o Plano Nacional do Livro e Leitura.
Em Nova Iguaçu foi efetivado (também por Decreto) após mais de 10 encontros iniciados ainda em 2007 pela Secretaria de Cultura e em 2011 sob a gestão do Petista, Anderson Batata como Secretário de Cultura e Turismo, tomou mais fôlego e junto com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com a efetiva participação da Secretaria Municipal de Educação, do Pólo Baixada Literária, escritores, mediadores de leitura, estudantes, professores e representantes de diversas organizações sociais.
Foram realizados um Simpósio e a primeira Conferência Municipal do Livro e Leitura do Estado do Rio de Janeiro que aprovou a minuta do Decreto, sendo publicada pela então Prefeita Sheila Gama, instituindo na Cidade o Plano Municipal do Livro e Leitura, na ocasião da publicação, então Secretário disse:
"O Plano foi uma construção coletiva, um conjunto de programas,
projetos , ações e eventos do governo, empresas e sociedade
para ajudar a desenvolver a leitura Cidade, para erguer uma município
nós temos que dar o valor adequado à educação e aos livros".
O próximo passo previsto no Decreto (que ainda está valendo juridicamente) era a construção pelo Grupo de Trabalho (Iguassulendo) das metas do Plano.
É bom para a Cidade quando os governantes dão continuidade para ações e projetos iniciadas, mesmo que em governo passados, sai ganhando a população.
Leia o Decreto instituindo o Plano Municipal do Livro e Leitura em Nova Iguaçu nesse Link.
Segue Convite.
0 comentários :
Postar um comentário