-->

quarta-feira, julho 03, 2013

Vereador Carlos Ferreira do PT, abre as portas da Câmara para Audiência sobre Livro e Leitura na Cidade.

Por uma Cidade de Leitores.

O Vereador do Partido dos Trabalhadores de Nova Iguaçu, Carlos Ferreira, Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal abre as portas da Casa para na próxima quinta-feira, dia 04/07 às 14h realizar audiência pública sobre o Plano Municipal do Livro e Leitura.

Os organizadores agora desejam ampliar o Plano, incluindo também as Bibliotecas.

Histórico.

O Plano é uma orientação do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura em Nova Iguaçu, onde a Presidenta Dilma assinou o Decreto instituído o Plano Nacional do Livro e Leitura. 

Em Nova Iguaçu foi efetivado (também por Decreto) após mais de 10 encontros iniciados ainda em 2007 pela Secretaria de Cultura e em 2011 sob a gestão do Petista, Anderson Batata como Secretário de Cultura e Turismo, tomou mais fôlego e junto com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com a efetiva participação da Secretaria Municipal de Educação, do Pólo Baixada Literária, escritores, mediadores de leitura, estudantes, professores e representantes de diversas organizações sociais. 

Foram realizados um Simpósio e a primeira Conferência Municipal do Livro e Leitura do Estado do Rio de Janeiro que aprovou a minuta do Decreto, sendo publicada pela então Prefeita Sheila Gama, instituindo na Cidade o Plano Municipal do Livro e Leitura, na ocasião da publicação,  então Secretário disse: 

"O Plano foi uma construção coletiva,  um conjunto de programas, 
projetos , ações e eventos do governo, empresas e sociedade
 para ajudar a desenvolver a leitura Cidade, para erguer  uma município  
nós temos que dar o  valor adequado à educação e aos livros".

O próximo passo previsto no Decreto (que ainda está valendo juridicamente) era a construção pelo Grupo de Trabalho (Iguassulendo) das metas do Plano. 

É bom para a Cidade quando os governantes dão continuidade para ações e projetos iniciadas, mesmo que em governo passados, sai ganhando a população.

Leia o Decreto instituindo o Plano Municipal do Livro e Leitura em Nova Iguaçu nesse Link.

Segue Convite.


  


0 comentários :

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter RSS
Google+