-->

quinta-feira, abril 18, 2013

Maternidade Mariana Bulhões terá 'Projeto Cegonha'



Discutir os detalhes da implantação do Projeto Cegonha na Maternidade Mariana Bulhões, em Nova Iguaçu, foi o principal tema da reunião ocorrida no dia 10, na sede do consórcio. Uma equipe técnica das duas entidades participou do encontro. A unidade passará por obras de reforma e adequação, e os novos equipamentos serão doados pela Secretaria de Estado de Saúde.

Segundo avaliação dos técnicos, os indicadores do município ainda não mudaram e o diretor da maternidade, João Ricardo Pilotto, expôs suas preocupações quanto à organização da atenção básica no município de Nova Iguaçu e como será a interface com a maternidade. Um novo perfil de atendimento foi definido para a unidade e uma proposta de repactuação do Projeto Cegonha em Nova Iguaçu será apresentado à equipe do Ministério da Saúde e da SES RJ, em reunião nesta quinta (18). A ideia é ampliar a capacidade de atendimento às gestantes na Maternidade Mariana Bulhões e reabrir a maternidade.

A secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, solicitou a atualização da capacidade de atendimento para a unidade após a inauguração. Pilotto apresentou como proposta a seguinte estrutura para a maternidade: 15 leitos PPP (quartos onde ocorrem o pré-parto, o parto e o pós-parto imediato) que seriam iguais a três CPN (centro de parto normal); 10 leitos de suporte; 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva materna (adulto); 15 a 20 leitos de Unidade Intermediária para suporte a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. De acordo com o diretor, esta proposta visa realizar de 10 mil a 12 mil partos anualmente. 

Para a implantação do Projeto Cegonha, questões como a regulação do serviço e o transporte sanitário ainda estão sendo debatidas. 
Ao final da reunião, a assessora técnica do Cisbaf, Márcia Cristina Ribeiro, e a equipe da Maternidade Mariana Bulhões firmaram um acordo para desenhar um plano de atualização e capacitação de médicos e enfermeiros com foco no pré-natal. O treinamento poderá ser realizado através do Cisbaf em parceria com o Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES) e o Instituto Berkeley. 

Com informações do Jornal Hoje - Diário da Baixada

0 comentários :

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter RSS
Google+