-->

quinta-feira, abril 18, 2013

Cobertura 4G já está disponível para as seis cidades-sede da Copa das Confederações



Brasil é o primeiro País da América Latina a lançar serviço de internet móvel com tecnologia de quarta geração (4G)

Divulgação/Ministério das ComunicaçõesCobertura 4G está disponível nas cidades-sede da Copa das ConfederaçõesAmpliar
  • Cobertura 4G está disponível nas cidades-sede da Copa das Confederações
A tecnologia 4G está comercialmente disponível para Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. As seis cidades-sede da Copa das Confederações. O anúncio oficial foi feito nessa terça-feira (16), em Brasília. Na ocasião, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, reiterou que o serviço estará disponível durante o torneio, de 15 a 30 de junho, e previu serviços de qualidade nas 12 sedes do Mundial, em 2014.
O Mundial será o primeiro evento de envergadura a ter cobertura 4G em telefones móveis. Com a migração de usuários para a rede 4G, estima-se uma redução no congestionamento da linha 3G, além dos preços cobrados pelo serviço, que também devem cair com o crescimento da rede.
Nesta primeira etapa e instalação dos serviços, já foram investidos R$ 510 milhões. Além das seis sedes da Copa das Confederações, o serviço também pode ser contratado em outras cinco cidades, Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Campos do Jordão (SP), Paraty e Búzios (RJ).
De acordo com a operadora Claro, uma das empresas de telefonia que oferece o serviço, a cobertura está completa em 90% das áreas principais das seis sedes da Copa das Confederações. A estrutura montada para o 4G será compartilhada pelas operadoras, como já é feito com os demais serviços.
A tecnologia 4G que será utilizada no Brasil tem 40MHz de largura de banda, o dobro das outras disponíveis. Em janeiro de 2014, o governo deve licitar a frequência de 700MHz, usada na maior parte dos países em que a tecnologia está disponível. A expectativa é de que a faixa esteja disponível já para a Copa do Mundo de 2014.

Tecnologia 4G no Brasil
O Brasil é o primeiro País da América Latina a implantar uma plataforma de quarta geração da telefonia móvel, o serviço 4G. Em outubro de 2012 a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) assinou os termos de autorização para uso da nova plataforma com quatro das principais operadoras brasileiras de telefonia móvel: Vivo, Claro, TIM e Oi. Com a assinatura, começa a contar o prazo de seis meses para que as operadoras lancem ofertas comerciais de quarta geração.
O serviço 4G usa uma rede de comunicação com identificação do tipo Internet Protocol (IP) para fazer a convergência entre outras redes de cabo e sem fio, computadores e dispositivos eletrônicos. Segundo o presidente da Anatel, João Rezende, a implantação da quarta geração representa uma excelente oportunidade para a geração de emprego, renda e novos negócios.


Fontes:
Portal da Copa
Com informações da Agência Brasil 

0 comentários :

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter RSS
Google+