-->

terça-feira, março 26, 2013

Crianças internadas no HGNI participam de classe hospitalar


Estar internado em hospital para se recuperar e não perder o vínculo escolar. No Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) isso é possível, graças a “Classe Hospitalar”. O projeto, que completa em agosto sete anos tem como objetivo dar continuidade a escolaridade formal, mantendo a sistematização da aprendizagem, promovendo o desenvolvimento e contribuindo para a reintegração à escola após a alta hospitalar. O tema a ser desenvolvido este ano é: “7 Anos, 7 Cores, 7 Notas” e está baseado no centenário de nascimento do poeta Vinícius de Morais e nas obras de Romero de Britto.
Mas se engana quem pensa que a “Classe Hospitalar” é lazer. A professora responsável pelo projeto, Luciene Braga faz questão de proporcionar aos pacientes-alunos experiências e vivências de aprendizagem e fortalecer a manutenção dos vínculos escolares, mantendo o elo entre o aluno e sua escola de origem. As crianças que estão matriculadas na rede regular de ensino podem trazer os livros didáticos e fazer os deveres com o acompanhamento e supervisão da professora.

“Nossa Classe Hospitalar é uma continuidade da escola formal. Temos atividades de lazer, mas sempre ligadas ao ensino. A escola é um fator externo a patologia, então, é um vínculo que a criança mantém com seu mundo exterior. A escolarização através da Classe Hospitalar desenvolve no aluno-paciente uma oportunidade de ligação com os padrões de vida cotidiana, garantindo um vínculo entre a criança e o ambiente escolar. É uma forma de a criança continuar aprendendo e, quando tiver alta, não ter dificuldades na escola”, esclarece a professora Luciene Braga.

Fonte: ZM Notícias

0 comentários :

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter RSS
Google+