Alexandra Boechat

Queimados: saúde e
beleza para festejar
Para homenagear àquelas, que como na música "Mulher" de Erasmo Carlos, não tem nada de frágeis, a Prefeitura de Queimados, através das secretarias municipais, preparou uma programação com serviços gratuitos de saúde e de beleza para comemorar o dia. A Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro, terá várias tendas que irão oferecer diversos serviços, das 9h às 17h. O dia será marcado por corte de cabelo, sorteio de kits com produtos de beleza, maquiagem, manicure, limpeza de pele, entre outros serviços de estética.
Na parte de serviços de saúde, preservativos e panfletos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids serão distribuídos, com objetivo de conscientizar e dar informações sobre os cuidados que devem ser tomados com a prática de relação sexual sem proteção. A ação vai contar ainda com encaminhamento de mulheres para coleta de preventivo oferecida na sede da Vigilância em Saúde (Avenida Irmãos Guinle, n° 673 – Centro) e pesagem de crianças para o programa Bolsa Família.
Na ocasião, haverá uma artista plástica fazendo pinturas à óleo em tela e também recitação de poemas, apresentação circense, balé e show de artistas locais.
Já para conscientizar sobre os direitos da mulher, cartilhas sobre a Lei Maria da Penha (n° 11.340/06) serão entregues. Também será montada uma tenda do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). O Creas vai funcionar para orientar mulheres vítimas de violência e de como proceder nesses casos, além de encaminhá-las para órgãos de proteção e delegacias especializadas.
O Dia Internacional da Mulher também será marcado também pela “Caminhada da Mulheridade”. A caminhada, que começa a partir das 7h30 na Praça dos Eucaliptos (Centro), tem a intenção de combater o sedentarismo, elevar a autoestima e valorizar a pessoa da terceira idade com a distribuição de cartilhas do Estatuto do Idoso. O percurso vai até a Praça Nossa Senhora da Conceição com chegada às 9h.
‘Ação Mulher Mesquitense’ no Paço
A Prefeitura de Mesquita prepara um roteiro de atividades especiais para as mulheres da cidade. Por meio da secretaria de Mobilização Social e Integração Governamental, o município oferece uma série de serviços na programação do “Ação Mulher Mesquitense”, evento especial que acontece no Paço Municipal, na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 130, no Centro da cidade, das 8 às 14 horas.
As primeiras mil mulheres que comparecerem ganharão uma camiseta especial do evento. Na ocasião, 50 mesquitenses receberão o prêmio Heloneida Studart das mãos do prefeito Gelsinho Guerreiro por se destacarem positivamente no município e também na luta em defesa dos direitos das mulheres. O público em geral contará com a realização de 50 exames preventivos de câncer no colo do útero, 50 exames preventivos de câncer de mama, 80 exames de hepatite, aferição de pressão e glicose, orientação psicológica e jurídica, informações sobre doenças sexualmente transmissíveis, informações sobre os programas sociais presentes em Mesquita, corte de cabelo, maquiagem e consulta com o Sebrae para as mulheres que são ou desejam se tornar microempreendedoras.
Além disso, kits com mudas de tempero serão distribuídos às mulheres presentes e a secretaria de Cultura de Mesquita marcará presença com uma biblioteca itinerante. As mais experientes podem participar de um “aulão” do programa Ativa Idade, com ginástica ao ar livre. Em função de parcerias realizadas com comerciantes locais, brindes serão sorteados. E mulheres que levarem seus filhos contarão com recreação infantil para eles. As crianças ainda poderão conferir apresentações de judô e capoeira.
Meriti: ‘Violência Contra a Mulher’
A prefeitura da cidade organizou m parceria com a subsecretaria Estadual de Política para Mulher, uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher com duas exposições com a temática feminina. “Violência Contra a Mulher” e “Mulher Negra" são os temas das exposições, compostas por banners com fotos e textos que relatam o histórico da violência contra a mulher, sua resistência e luta pelos seus direitos. O evento será no hall da prefeitura até às 17h. Entrada franca.
Nilópolis prega o basta
na violência contra elas
A Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, em parceria com o movimento Defesa da Mulher, com o intuito de agregar e informar as mulheres sobre seus direitos, vai realizar o simpósio “Violência Contra Mulheres – Dê um Basta!”, na Uniabeu. A participação é gratuita. Durante o dia, haverá palestras voltadas ao público feminino, apresentação do grupo de teatro da Secretaria Municipal de Cultura com uma dramatização sobre Violência Doméstica e debate das principais questões referentes à violência contra mulheres.
Para fechar as festividades com chave de ouro, o dia 11 de março será reservado para as senhoras da melhor idade, com a ação “Um trato de mulher”.
O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, acontecerá no Clube da Terceira Idade, localizado no bairro Nova Cidade. Serão realizadas uma série de atividades a partir das 9h, como exames laboratoriais, médico clínico ou ginecologista, tratamentos estéticos (sobrancelha, limpeza facial, massoterapia), entre outros. A entrada será gratuita.
Dia inteiro de serviços na praça
A prefeitura da cidade de Nova Iguaçu vai oferecer, das 9h às 17h, vários serviços na Praça Rui Barbosa, entrada de um dos maiores centros comerciais da Baixada Fluminense, onde circulam cerca de 200 mil pessoas diariamente. Mulheres de várias idades poderão fazer teste alérgico e de glicose, verificar a pressão arterial, exames de tomografia, enquanto seus filhos poderão assistir a peças de teatro e ainda receber aplicação de flúor nos dentes, além de curtir uma brinquedoteca. Quem tiver com disposição poderá chegar um pouco mais cedo na Vila Olímpica e participara de um aulão de ginástica, programado, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, para começar às 7h.
A Secretaria Municipal de Assistência Social estará prestando informações sobre o programa Bolsa Família, Cartão do SUS e orientações jurídicas. Técnicos da Secretaria Municipal de Fazenda estarão de plantão tirando dúvidas sobre Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), enquanto que funcionárias da Coordenadoria de Mulher darão explicações sobre a Lei Maria da Penha. Outra peça de teatro, abordando a Aids, como tema também estará em cartaz na praça, coordenada através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig).
Entre muitos serviços está a emissão de Carteira de Trabalho, que poderá ser tirada na hora. Aquelas que preferirem terão à disposição, oficinas de pintura em tecido para descontrair. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente distribuirá centenas de mudas de árvores ornamentais. Entre outros serviços a Secretaria Municipal de Saúde distribuirá preservativos, masculino e feminino durante o evento.
Duque de Caxias cuida delas
A prefeitura colocará em prática o projeto "Mulher, Caxias Cuida de Você", na Praça de Saracuruna a partir das 9 horas. O prefeito Alexandre Cardoso participará da abertura das atividades e as Secretarias municipais estarão fazendo atendimento às mulheres. Já na Praça do Pacificador, no Centro, a partir das 10 horas, a Prefeitura estará dando apoio às atividades voltadas para as caxienses.
Fonte: Jornal Hoje.
0 comentários :
Postar um comentário