-->

quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Miséria "Social" : Carnaval após Carnaval!

Pois é... mais um carnaval vai chegando ao fim... E tudo segue na mais perfeita (perfeita?) ordem (ordem?)! Os miseráveis continuam com as mãos súplices, cheios de fome e necessidades, porém, mais uma vez sobraram fartas "contribuições", além de muita alegria (alegria?), para que os salões, ruas e avenidas, tivessem seus glamourosos enfeites e se intensificassem nas obrigações sagradas de "divertir" e entorpecer os cidadãos com festejos por todo lado. Aliás, que ninguém pense em privar o cidadão dos tais festejos !!! O cerne aqui é outro.

Ação "mais completa", e altamente nobre, seria a de empregar todas as verbas consumidas nesses festejos,  os lucros exorbitantes, na assistência social aos necessitados de um pão e de um carinho, uma assistência aqueles que por imposições da vida, são obrigados a passarem alheios a qualquer festejo, ou culto a "alegria" popular.

Ao lado dos mascarados da pseudo-alegria... e dos alegres de fato... dos perfeitamente inseridos na sociedade... também passam os leprosos da modernidade, os portadores de HIV, os cegos de todo tipo, os "cracukos da moda", as crianças abandonadas, as mães aflitas e sofredoras, e todo tipo de almas inquietas... O carnaval: "iguala os homens na busca pelo entorpecimento, na fuga da realidade pela "alegria"". Por qual motivo protelar essa ação necessária das forças conjuntas dos que se preocupam com os problemas nobres da vida, a fim de que se transforme o supérfluo na migalha abençoada de pão e de carinho que será a esperança dos que choram e sofrem - além de vigorar a alegria dos perfeitamente "alegres" - por qual motivo? Seria uma utopia sonhar com um Carnaval onde possamos reconstruir (reconstruir?) e reedificar (reedificar?) os costumes (costumes?) para que chegue ao bem de todas as almas, que mais um ano passaram alheias a todo o "pão-circo sagrado", privadas em uma existência vil.

É incontestável que a sociedade pode, em seu egoísmo coletivo, exibir superfluidades e luxos esplendorosos, mas, enquanto houver um crakudo; uma criança dormindo na rua; um mendigo qualquer abandonado junto de seu fastígio e de sua grandeza, ela só poderá fornecer com isso um eloquente atestado de sua miséria social. E até mesmo moral!!!  E isso: "Carnaval após Carnaval."

Ps> Não sou contra o Carnaval... O texto acima é apenas um lembrete de algo importante, em muito, esquecido por nós. 



Wellington LyrioSecretário de OrganizaçãoPT - Nova Iguaçu 












Os Artigos apresentados no site do PT - Nova Iguaçu não representam o pensamento do conjunto do Diretório Municipal e sim de quem os escrevem e assinam.

0 comentários :

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter RSS
Google+